segunda-feira, 11 de julho de 2011

Fios

   Um dia eu aprendi o que significa "lençol 150 fios", etc. Fiquei super feliz, mas então descobri que meia calça fio 50 não é a mesma coisa. Sacanagem!!  Por isso, resolvi tirar a dúvida e vou compartilhar o que eu aprendi.   
Quando se trata de lençóis, cobertores ou qualquer outra roupa de cama, o número de fios é, na verdade, o número de fios que passam em um cm². Assim, se um lençol é 150 fios, significa que se você olhar para um cm² dele, você vai conseguir contar 150 linhas passando por ali. Quanto maior for o número de fios, mais macio, fino, leve e lisinho será o tecido. Consequentemente, menos fios significam um tecido mais áspero e pesado. Quando compramos as roupas de cama prontas, as mais luxuosas, ou seja, as de mais fios, são bem mais caras. Mas se você for costurar ou mandar fazer sua roupa de cama ou alguma outra peça de tecido, vale a pena comprar o tecido com mais fios, pois o conforto compensa a pequena diferença de preço.
   Agora, as meias. Eu não consegui descobrir exatamente o que significa a quantidade de fios, mas é algo como a quantidade de fios que a meia tem. O que interessa é que a quantidade de fios da meia muda a sua "invisibilidade". Quanto mais fios a meia tiver, mais a cor dela aparecerá.
Assim, consideremos uma meia calça preta. Se for fio 15, ficará apenas aquela texturazinha, suave, sobre a pele, quase não sendo perceptível a presença da meia. Se o fio for maior que 20, como 40, a cor já será mais fosca, dando para ver muito pouco da pele por baixo do tecido. Já de 70 fios em diante, não dá para ver a pele por baixo, é como se fosse uma calça. A quantidade de fios também muda, além da espessura da meia, o calor que ela retém. Quanto mais fios tiver a meia, mais quentinha ela ficará.
 
     Espero ter esclarecido a dúvida de todo mundo que sofre com essas nomenclaturas difíceis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário