terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Leecher, peer, seed

E então você resolveu usar um aplicativo de BitTorrent.

Você sabe que, basicamente, você clica no seu arquivo .torrent, o seu aplicativo abre e é só esperar baixar para você ver o seu filme, ler o seu livro, ouvir sua música ou seja lá o que for.

Mas quando você resolve usar de novo essa invenção, começa a dar de cara com algumas palavras esquisitas. Bom, hora de descobrir o que elas significam!

Antes de mais nada, é importante você saber o que diabos é BitTorrent: um protocolo de distribuição de dados, atribuído a Bram Cohen. Isso significa que o BitTorrent é um conjunto de regras de como baixar arquivos. Esse conjunto de regras divide um único arquivo em um monte de partes, chamadas "partes" (difícil, hein?!), e então você pode baixar cada parte do seu arquivo de uma pessoa diferente. Mas o mais interessante desse sistema, chamado peer-to-peer, ou P2P, é que, uma vez que você tenha baixado uma parte do seu arquivo, você já pode começar a compartilhar ela com os outros! Isso mesmo, você pode ter apenas 1% do seu arquivo e ainda assim já estar contribuindo para uma outra alma interessada em ter aquele arquivo.

Entramos aí no nosso querido termo, peer (par, se o seu aplicativo for em português). Qualquer pessoa que tenha alguma parte de um arquivo é um peer daquele arquivo, isto é, é alguém que está baixando o arquivo e ao mesmo tempo enviando as partes dele que já tem.

Mas e quando a pessoa completa seu download, e tem todas as partes do arquivo? Então essa pessoa vira um seed (semente), ou seja, é um peer que tem todas as partes do arquivo.  Nessa altura do campeonato, quando você vira um seed, chega a hora da decisão: uso meu arquivo e apago ou deixo ele um tempinho ocupando a memória do meu HD, mas compartilhando?

Na comunidade BitTorrent, as pessoas costumam apreciar que os seeds deixem seus torrents "seeding" (semeando) por um tempo, para que outras pessoas que queiram baixar o arquivo tenham alguém com todas as partes de quem baixar. Para confirmar isso, é só notar como eles costumam falar bastante em ratio (taxa) 1.0. A ratio é a divisão da quantidade de dados que você já compartilhou com o mundo pela quantidade de dados que você baixou. Ter uma ratio 1.0 significa que você fez o upload da mesma quantidade de dados que você baixou, ou seja, você é um usuário maravilhoso, que pensa nos outros. Não que ter uma ratio de 0.9 seja muito ruim, você está quase lá e, de qualquer forma, é logicamente impossível que todos os usuários atinjam o aclamado 1.0.

Acontece, porém, que muita gente costuma optar pelo "usar e apagar", sem deixar seus arquivos semeando por um tempo depois de usufruir do download. Esses são os chamados leechers, que é, por sinal, um termo bem pejorativo.

Pronto! Agora você já sabe os termos básicos sobre BitTorrent! Já dá para evitar aqueles arquivos que têm 0 seeders e 1 peer, não?

Criado por mim, com adaptações de mim mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário